Cem Peitos Uma galeria viva com obras de artistas plásticas incríveis, atualizada semanalmente até chegarmos a uma centena de trabalhos. Arraste as imagens!
Artista visual carioca-portenha que teve sua formação no Rio de Janeiro e hoje mora em Buenos Aires, Ileana Hochmann abraçou desde cedo a técnica da serigrafia, numa abordagem que vai além da mera reprodução e repetição de uma matriz. Aos 75 anos e diante do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, ela passou a usar a câmera do celular para se fotografar em casa, produzindo obras que trazem a corporalidade de forma predominante ao seu trabalho.
Autorretrato no refúgio, Óleo sobre tela
Patricia Brandstatter
A artista paulista criou especialmente para Hysteria esse trabalho da série Refúgios Pintados, que reúne pinturas feitas a partir de fotos de seu processo criativo no ateliê. Aqui, o autorretrato vem acompanhado de uma flor: além de ser uma reflexão sobre o próprio ato de pintar, a obra fala do lugar da mulher na história da arte.
Colo, Óleo sobre tela
Cela Luz
Cela Luz pintou esse "Colo" (60cm x 45cm) especialmente para Hysteria. A artista carioca, cuja pintura costuma se dar entre o referencial e a abstração, explorou neste trabalho a tinta a óleo de forma mais fluida, evidenciando as transparências e explorando as camadas sutilmente.
Sem título, Aquarela
Maria Klabin
Um peito-paisagem, virado para cima, como se fosse uma montanha, um objeto ereto, um totem: foi assim que a artista carioca Maria Klabin pensou o tríptico de aquarelas que pintou a convite da Hysteria. Graduada em Pintura e História da Arte pela Brandeis University, nos EUA, com mestrado na Central Saint Martin, em Londres, Maria já expôs coletiva e individualmente em importantes galerias e instituições do Brasil e do exterior.
Sem título, Grafite sobre papel
Noemi Assumpção
A artista mineira Noemi Assumpção trabalha com sentimentos e dores geradas pela relação do indivíduo com o corpo e a comida. Desde 2012 ela produz desenhos de peitos torcidos, deformados e esticados que dão nós em si mesmos e se transformam em imagens de bichos (como este cachorro de 2019) e cordas. Os peitos de Noemi representam a sensação de Nó no Peito, nome que ela não por acaso escolheu para a série.
Peitos, Acrílica e estopa sobre tela
Fernanda Leme
Arquiteta e artista visual, Fernanda Leme – que já participou de exposições coletivas na galeria A Gentil Carioca, na Casa França-Brasil e no Centro Municipal de arte Helio Oiticica, entre outros – contribui para a nossa galeria com uma pintura feita de tinta acrílica e estopa em que os mamilos mais parecem alvos.
Smell of Fish/Cheiro de Peixe, Serigrafia, óleo e creiom sobre papel
Josely Carvalho
Radicada em Nova York, Josely Carvalho – umas das brasileiras selecionadas para a exposição "Mulheres Radicais", que promoveu uma reunião histórica de 120 artistas latino-americanas que produziram trabalhos seminais entre as décadas de 60 e 80 – fala de preconceitos, valores e falsos mitos impostos ao desejo da mulher na série Smell of Fish/Cheiro de Peixe. Esta obra, de 1984, integra a coleção Casa de las Americas, em Havana, Cuba.
Sem título, Fotografia digital
Gabriela Machado
O trabalho de Gabriela Machado é marcado sobretudo por pinturas que nascem de um intenso contato do pincel com a tela, em um movimento contínuo que persegue figuras que não chegam a se constituir. Nesta foto, feita este ano durante uma viagem a Bordeaux, na França, especialmente para Hysteria, ela faz o caminho inverso, ao transformar uma concha em mamilo.
Africanas, Óleo sobre linho
Sylvia Martins
Conhecida por pinturas e desenhos que evocam imagens da natureza e formas orgânicas, a artista brasileira radicada em Nova York desde 1979 tem trabalhos em coleções públicas e privadas de todo o mundo. Esta pintura de 2018 é inspirada nos seios das mulheres tribais africanas.
Sem título, Fotografia
Maria Eugênia Nabuco
Maria Eugênia Nabuco é uma psicanalista e fotógrafa franco-brasileira que explora a relação do corpo com o espaço usando uma estética minimalista. Já expôs em locais como o Carrousel du Louvre, em Paris, acaba de abrir uma mostra dentro da programação do FotoRio, no Retrato Espaço Cultural, em Santa Teresa, Rio. Esta imagem faz parte da série Bordas.
Sem título, Fotografia
Maíra Senise
Maíra Senise é carioca mas mora e trabalha no Brooklin, em Nova York. Já participou de coletivas na Galeria Anita Schwartz, no RJ, e na Galeria Emma Thomas, em NY, além de individuais na Galeria Zipper, em SP e Machete Galeria de Arte, na Cidade do México. Nessa fotografia, a artista usa um espelho decorado com adesivos para seu autorretrato, sem tratamento de imagem.
Nipple Pinch, Acrílica sobre tela, fotografia, prendedor
Mariana Maurício
Mariana Mauricio é carioca e radicada em Londres. A artista estrutura as suas obras a partir de objetos que coleta das ruas com itens que ela própria cria e retrabalha. Assim, ela ressignifica o léxico doméstico tornando-o uma porta de entrada para outros subtextos importantes, tais como o da historia do feminismo, da opressão familiar, do espaço dúbio da sexualidade, entre outros.
Motim, Colagem
Ana Polezel
A designer e artista gráfica paulista Ana Polezel, que faz colagens inspiradas na figura feminina, mistura a representação de uma mulher com os peitos de fora ao gesto ofensivo de mostrar o dedo do meio neste trabalho que divide com Hysteria. "Ambos são considerados imorais", diz a artista. "A composição busca indiretamente desmistificar o corpo feminino: enquanto mãos que são consideradas 'sutis' podem ser agressivas ao reproduzirem gestos ofensivos, os peitos são só peitos."
La Peau, Fotografia
Patricia Borges
Aluna do Parque Lage e premiada nas nas Bienais de Florença e Roma, a artista carioca Patricia Borges batizou de La Peau este ensaio sobre uma mulher que encarna a liberdade de tirar o sutiã e finalmente respirar aliviada.
Assimetria, Técnica mista sobre papel
Cristina Canale
A carioca radicada em Berlim Cristina Canale criou Assimetria, uma técnica mista sobre papel, especialmente para Hysteria. "Foi uma ótima experiência lidar com o tema", diz a artista, cuja obra, embora sintonizada com a produção contemporânea, responde aos debates que embasam a pintura do final do século XX.
Sem título, Fotografia
Ana Quintella
A fotógrafa carioca Ana Quintella, que tem o corpo como principal tema de pesquisa, recorre com frequência ao autorretrato. "Essa foto faz parte da série Homenagem ao Mario (Cravo Neto), meu grande mestre e maior incentivador quando comecei a fotografar. Usei como inspiração pra produção dessa série, além do universo estético do trabalho do Mario, a poesia do Manoel de Barros", diz Ana.
Aula de Corte e Costura para Moças, Bordado
Adrianna Eu
Em sua série Eu Só Sei o Que Seios, a artista carioca Adrianna Eu reflete sobre a amamentação. O trabalho que ela divide com Hysteria foi batizado de Aula de Corte e Costura para Moças: dois seios de um emaranhado de linhas são bordados lado a lado em guardanapos de mesa. Em um, uma tesoura o atravessa, e do outro pende uma linha com agulha. "Eles falam dessa ambiguidade complexa e delicada de um lugar de desejo. Desse território avassalador, onde permeiam amor, prazer, e dor", diz Adrianna.
Sem título, Fotografia
Rochelle Costi
A consagrada artista nascida no Rio Grande do Sul Rochelle Costi fez uma fotografia exclusiva para Hysteria durante uma viagem por Santa Catarina, no início de 2018. A imagem lhe surgiu ao acaso: de longe, avistou um sutiã entre arbustos secos e, lembrando-se de Cem Peitos, parou para clicar a cena.
Sem título, Desenho
Joana Lira
A pernambucana Joana Lira, que por dez anos criou e desenvolveu o projeto de cenografia e identidade visual do carnaval de Recife, segue criando sob influência das cores e da cultura locais.
Sem título, Fotografia
Nicole Della Costa
Nicole Della Costa, carioca que vive e trabalha em Nova York, transita entre pintura, vídeo, performance e poesia. Neste autorretrato em colaboração com Jonah Freud (que fotografou a artista) e Marcela Jacobina (styling), ela desconstrói o material e o corpo. "A roupa é desconstruída, voltando ao seu estado original. O corpo vira acessório. Os dois elementos são interdependentes em romper o olhar habitual resultando em apenas composição e forma", diz.
revista NIN.
Nicole Della Costa, que vive e trabalha em Nova York, participa com uma fotografia em colaboração com Jonah Freud (que fotografou a própria artista) e Marcela Jacobina (styling).
Dadivosa, Fotografia digital
Adriana Varejão
Adriana Varejão cria uma Vênus com quatro peitos a partir de uma imagem de seu próprio corpo, neste trabalho de 1999 que ela revisitou para compor a nossa galeria.
, Desenho
Chica Batella
Filha do escritor João Ubaldo Ribeiro, a artista e escritora Chica Batella pinçou o desenho Minha, de 2004, para a nossa galeria.
Água Viva, Fotografia
Janaina Tschape
A artista radicada em Nova York Janaina Tschape resgatou uma obra da série Água Viva, em que explora a forma mutante das águas-vivas e cria um universo onírico, com o corpo (e os peitos) quase submersos.
Gael, Fotografia
Maria Lynch
O ato de amamentar Gael, seu primeiro filho, inspirou a fotografia que a artista carioca Maria Lynch fez especialmente para a nossa coleção.
Sem título, Fotografia
Luiza Baldan
A fotógrafa carioca Luiza Baldan tinha acabado de ser mãe e viu sua relação com o corpo se transformar quando recebeu o chamado da Hysteria. A timidez dos tempos de topless em praias estrangeiras deu lugar à força da amamentação, ou como diz a artista: “Hoje me sinto totalmente curada dos pudores sobre o peito e sobre o meu corpo como um todo.”
She Wore Blue Velvet, Desenho
Camila Fudissaku
A designer, estilista e artista paulista Camila Fudissaku, cujas referências vão de Yayoi Kusama a Godard, retrata a sexualidade feminina com liberdade e sensibilidade raras.
Sem título, Fotografia
Berna Reale
Nascida na capital do Pará, a artista performática Berna Reale já representou o Brasil na Bienal de Veneza e faz de suas performances com o corpo um chamamento à reflexão. Para o projeto Cem Peitos, Berna misturou o lúdico com o simbólico em uma banheira cheia de espuma.
Sem título, Pintura
Camila Soato
Vencedora do voto popular do Prêmio Pipa em 2013, a artista Camila Soato, que vive e trabalha em Brasília, associa a tradição da pintura a óleo figurativa, envolta em uma usual seriedade, com temáticas relacionadas ao humor satírico.
Parque México, Escultura em bronze
Eika Verzutti
A artista paulista Erika Verzutti usa materiais clássicos como bronze e barro, mas abandona as práticas formais para expor a estrutura do trabalho e incorporar acidentes como respingos de tinta e arranhões. Conhecida sobretudo pelas esculturas que natureza pelo uso de vegetais e frutas como moldes, ela o faz com peitos neste trabalho de 2015.
Self Portrait, Nude, Fotografia
Valeska Soares
A artista mineira radicada em Nova York Valeska Soares pinçou um autorretrato dos anos 1990 para a nossa galeria.
Sem título, Desenho
Maria Laet
A carioca Maria Laet girou um pião duas vezes para desenhar um par de peitos conceitual a pedido da Hysteria.
Sem título, Técnica mista
Ingrid Bittar
Ingrid Bittar começou a trabalhar em 2012 com colagem, pouco depois desdobrando-se para o bordado e técnicas mistas. Formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio, complementou sua formação com cursos na EAV do Parque Lage. Tem trabalhos no acervo permanente do MAM-Rio e na Coleção Gilberto Chateaubriand. Em 2016, foi indicada ao Prêmio PIPA.
Transcender, Fotografia
Liana Nigri
Liana Nigri, na série de fotos Transcender, usa um busto de biofilme sobre um homem, abstraindo e subvertendo os conceitos de masculino e feminino.
Sem título, Grafite
Mag Magrela
A artista e grafiteira de São Paulo Mag Magrela comparece com um registro de um de seus trabalhos em muros das cidades por onde passa.
Newsletter
Conteúdo exclusivo de diversas partes do mundo com curadoria Hysteria a cada 15 dias no inbox