Cinco mulheres negras que você precisa conhecer
Saiba quem são e onde acompanhar mulheres maravilhosas que nos brindam com ótimos pontos de vista sobre a realidade
01.11.2018 | Por: Letícia Milião
Para abrir o Mês da Consciência Negra,
A internet popularizou o acesso à informação. Mais do que isso, a internet democratizou a criação de conteúdo fazendo com que cada vez mais pessoas comuns como eu, você e sua mãe possam se expressar e dividir com o mundo nossos pensamentos e pontos de vista.
Mas em tempos de avalanche de criadores e criaturas precisamos filtrar bem o que consumimos e tomar cada vez mais cuidado para não sermos mais um agente disseminador de mentiras, as tão temidas fake news. Soma-se isso ao fato de que a internet, além de dar poder, dá coragem para que pessoas exponham sem medo o que pensam, e nisso ficamos conhecendo a forma de pensar da namorada, da amiga, da tia, da vizinha… E nem sempre concordamos com essa visão de mundo. Sem falar nos preconceitos esfregados na nossa cara sob a alcunha de “opinião”.
O resultado são as tão famosas bolhas. Elas são nossas “”safe places”” (sim, com muitas aspas porque nada é realmente controlado na web) e dentro delas temos pessoas que pensam igual à gente, com interesses semelhantes, assuntos parecidos e vivências similares. Apesar de ser extremamente confortável, faz com que a gente se torne indiferente a outras realidades e vivências, principalmente de minorias (se você não faz parte de uma), e passe a ter uma visão deturpada do mundo real.
Vim aqui com o objetivo de indicar mulheres negras incríveis que merecem ser conhecidas, divulgadas e acompanhadas. Todas elas vão nos dar ótimos pontos de vista sobre a realidade dessa minoria que eu tenho muito orgulho de fazer parte. Começamos com cinco que foram, e continuam sendo, fonte de conhecimento e lucidez para mim. Sem mais delongas, vamos a elas:
Nátaly Nery

A Nátaly é uma cientista social em formação e feminista negra. Seus vídeos são uma incrível fonte de conteúdo e informação, uma vez que para cada assunto abordado ela pesquisa a fundo o tema. Além disso, ela é vegana e dá muitas dicas sobre consumo consciente. Muitos de seus vídeos são um choque de realidade e sensatez, e muito necessários em tempos tão difíceis quanto o atual.
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjivwB8MrrGCMlIuoSdkrQg
Facebook: https://www.facebook.com/AfroseAfins
Instagram: https://www.instagram.com/natalyneri/
Twitter: https://twitter.com/natalyneri
Ana Paula Xongani

A Ana é empresária formada em moda. Em 2015 ganhou o Prêmio EmpregueAfro, que reconhece empreendedores que valorizam a diversidade étnico-racial no Brasil. Ela fala sobre feminismo negro, militância, empoderamento, entre outros assuntos pertinentes não apenas para mulheres negras mas para todas que queiram e estejam abertas a entender a nossa realidade. Foi pela Ana Paula que comecei a me questionar sobre meu papel enquanto mulher negra.
Youtube: https://www.youtube.com/user/xonganiartecomtecido
Facebook: https://www.facebook.com/Ana-Paula-Xongani-2474287319462072/
Instagram: https://www.instagram.com/anapaulaxongani/
Preta Rara

Rapper, turbanista, modelo plus-size, poeta, professora de História e empresária, Joyce Fernandes é a criadora da página Eu Empregada Doméstica. Preta Rara fala sobre a luta diária da mulher negra, exalta a beleza da mulher e toca na ferida da desigualdade racial. Em 2015 ganhou o Prêmio Theodosina Ribeiro – Mulheres de Luta, da ALESP/SP, e em 2013 o Troféu Zumbi dos Palmares.
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC09X1MPFiXTLViti73R2h5Q
Facebook: https://www.facebook.com/pretararaoficial/
Instagram: https://www.instagram.com/pretararaoficial
Twitter: https://twitter.com/PretaRaraRap
Gabi Oliveira

Comunicóloga e Youtuber, Gabi divide conosco sua visão de mundo, além de falar da realidade negra brasileira de forma leve e precisa, tocando na ferida de forma certeira e nos fazendo refletir do início ao fim dos seus vídeos.
Youtube: https://www.youtube.com/gabidepretas
Facebook: https://www.facebook.com/depretas
Instagram: https://www.instagram.com/gabidepretas
Maria Clara Araújo

Maria Clara é mulher trans negra e mostra através de sua conta no Instagram as dores e as delícias de ser quem é. Tenho profunda admiração por essa mulher incrível. Estudante de pedagogia, escritora e intelectual, seguir e ouvir Maria Clara Araújo é necessário e um enorme prazer. Uma fonte inesgotável de conhecimento.
Instagram: https://www.instagram.com/afrotranscendente/
Letícia Milião é mulher preta com muito orgulho de suas raízes. Carioca morando em São Paulo, é publicitária e atriz em formação
0 Comentários