Como cuidar das energias

A terapeuta holística Sol Vieira indica o que podemos fazer para atrair coisas boas, mesmo em momentos difíceis

18.01.2021  |  Por: Fernanda D’Angelo

image
Como cuidar das energias

“Como cuidar e atrair energias positivas pra vida.” Uma amiga online me mandou essa durante uma caixa de perguntas que abri no Insta sobre que tipos de conteúdo gostariam de encontrar. Tudo bem, vocês podem ser do tipo como eu que não liga de comer lentilha, uvas e pular as sete ondas na virada do ano novo, mas quem não quer atrair energias positivas?

Ainda mais nesse contexto pandêmico em que as preocupações e o estresse viraram parceiros diários de café da manhã. Para saber o que está ao nosso alcance e o que podemos fazer para cuidar das nossas energias e atrair coisas boas, conversei com Sol Vieira, que atua com radiestesia e radiônica (técnicas holísticas que utilizam instrumentos como o pêndulo e gráficos no diagnóstico e tratamento de bloqueios energéticos de pessoas, lugares e situações) há 25 anos, além de ser terapeuta de aconselhamento metafísico, reikiana master e consultora de feng shui.

O papo rendeu tantas linhas que até decidi criar uma série sobre o tema. Para começar, vejam as nove perguntas e nove respostas sobre como cuidar do nosso campo energético.

1. A força do universo é a mesma que está dentro da gente?

Sim, mas temos duas forças distintas, a energia universal, também conhecida como fohat ou éter, que é a essência que permeia e mantém todas as coisas, e a energia de força vital individual que circula por nossos corpos, conhecida por ki e que flui através dos chacras e canais sutis de ligações, chamados de nadis ou meridianos.

2. As energias surgem de onde? Objetos e ambientes à nossa volta também emanam energias?

Na verdade, até hoje, os físicos ainda não conseguiram nos proporcionar uma definição específica para energia. O máximo que conseguimos compreender é a forma como ela se propaga. Sabemos também que ela não pode ser criada nem extinta, ela só pode ser transformada.

Albert Einstein definiu que toda matéria é energia, portanto, tudo o que existe no universo, que nós conhecemos, é constituído de energia. E, como sabemos, tudo no universo é constituído de átomos. Explicando de uma forma bem geral, os átomos são compostos por prótons, nêutrons e elétrons, além de outras partículas.

Os prótons possuem carga elétrica positiva, enquanto os nêutrons possuem carga elétrica neutra – os dois formam o núcleo do átomo. Os elétrons possuem carga negativa e orbitam ao redor do núcleo do átomo por força de atração à carga positiva do núcleo. Basicamente, o átomo contém energia e, quando estimulado, libera parte da energia recebida.

Portanto, os objetos, os ambientes, as plantas, os animais e os seres humanos emanam energias. E elas interagem, por exemplo, num local onde há brigas e discussões constantes. O ambiente fica impregnado dessa energia, e como ela não pode ser extinta, permanece no local, ecoando em nosso inconsciente, fazendo as discussões se repetirem.

Torna-se um círculo vicioso, o que a gente chama de energia pesada, que afeta e faz mal a qualquer ser que permanecer ou visitar o local. Plantas morrem, animais domésticos e crianças ficam estressados, pessoas adoecem, acidentes acontecem e por aí vai…

3. Matéria, energia e mente estão interligados de que forma? Como podemos cuidar deles?

A matéria e a mente são formas de energia que estão interligadas como tudo no universo está. Todos somos um, estamos no universo, fazemos parte dele e somos afetados por tudo o que ocorre nele. Podemos cuidar da mente em primeiro lugar, tendo pensamentos bons, sendo gratos a tudo que temos, deixando de nos preocupar, lendo bons livros, ouvindo boas músicas, curtindo e cuidando da natureza, amando ao próximo.

Com a mente sã, teremos um corpo são livre de desconfortos para podermos atrair o que desejarmos da matéria. Você pode atrair a matéria que quiser para a sua vida desde que você esteja em sintonia com ela, ou seja, você precisa vibrar na mesma frequência da matéria que quer alcançar.

Por exemplo, se você pretende ter um carro novo porque o seu já está causando problemas, e se você todo dia briga e reclama dos problemas que seu carro está causando, ou o trata com indiferença, você não está vibrando na mesma frequência para ter um novo veículo e essa nova aquisição vai demorar mais tempo para acontecer. Você não precisa saber a frequência que a matéria está vibrando. Eu digo que você precisa sentir amor e ser grato por tudo o que você já tem para que algo melhor chegue até você.

4. Que tipos de terapia você indica para equilibrar as energias?

Existem muitos tipos de terapia disponíveis, eu indico a terapia holística porque ela trabalha com o indivíduo de uma forma global, ou seja, com a mente, o corpo físico, o emocional, o espiritual e o astral.

Dentro do campo das terapias holísticas eu me especializei em radiestesia/radiônica (mesa quantum e radiestesia para lavouras), terapia breve de aconselhamento, reiki e feng shui. Vou explicar melhor cada uma delas:

A mesa quantum é um instrumento de radiestesia empregado pela radiônica, desenvolvida por mim. Serve para fazer os diagnósticos dos problemas que afetam a vida da pessoa, sejam eles relacionados ao corpo físico, mental, emocional, espiritual e/ou provenientes da casa, da família, dos amigos que convivem com ela, e até do ambiente de trabalho. Nessa terapia, também são detectadas eventuais frequências oriundas da ancestralidade, que podem não ser benéficas para o indivíduo.

Além de fornecer o diagnóstico, a mesa quantum faz o tratamento vibracional, com o auxílio dos gráficos de radiestesia e também dos códigos sagrados, que, por sua vez, agem em todos os corpos sutis do paciente com a frequência de cura. A vantagem é que pode ser feita à distância e tratar assuntos pontuais, e a resposta é bem rápida.

Também conhecido por terapia breve,o aconselhamento metafísico transenergético é um tratamento terapêutico que trabalha o corpo, a mente e o espírito através de diversas técnicas, tais como, gestalt terapia, PNL (programação neurolinguística), regressão às vidas passadas, interpretação dos sonhos, hipnose, bioenergética. A terapeuta identifica os traumas, as crenças limitantes e repetição de padrões, que, de alguma forma, estão bloqueando o curso da vida da pessoa e vêm se repetindo ao longo dos anos.

A terapia de reiki segue um método de cura natural que permite ao terapeuta captar a energia de cura e com a imposição das mãos direcioná-la ao corpo do receptor, que pode ser ele mesmo, qualquer pessoa, animal, planta, ambiente, água, por exemplo. Seus efeitos terapêuticos, já comprovados, revitalizam o sistema imunológico, combatem estresse, auxiliam no tratamento de várias doenças e na regeneração de tecidos (na recuperação de queimaduras, fraturas, hemorragias e pós-cirúrgico), minimizam e, em alguns casos, eliminam a dor e os efeitos secundários de tratamentos como a quimioterapia e radiação, diminuindo a ansiedade e proporcionando mais conforto no combate da doença.

São considerados como terapias complementares da medicina alopática homeopatia, antroposofia (segundo Rudolf Steiner [1861-1925], esta é a “ciência espiritual”), acupuntura, ioga, massagem, cromoterapia, florais, por exemplo, ampliando os efeitos positivos das técnicas mencionadas acima.

O feng shui é uma técnica milenar de observar o ambiente que nos cerca sob a ótica das energias vitais que nos envolvem e como somos influenciados por elas. Feng shui significa vento e água. Surgido das remotas tradições da Índia e do Tibete, essa mistura de arte e ciência visa equilibrar as energias que circulam por terrenos e construções, gerando saúde, paz e prosperidade aos seus ocupantes.

5. E como forma de manutenção, a grosso modo, para não deixar a energia positiva ir embora, que tipo de ritual, banho, oração você recomendaria?

Para a energia positiva não ir embora, precisamos observar constantemente nossos pensamentos, sentimentos e atitudes, sempre plantando coisas boas para colhê-las, quando chegar a hora. Precisamos estar despertos para o aqui e agora, não deixar a mente viajar no passado nem no futuro.

A mente não sabe a diferença entre o que é real e o que é imaginário. Dessa forma, tudo o que você pensa a mente processa como real, e é isso que a sua energia atrai para você. O melhor ritual, a melhor oração e o melhor banho, você cria na sua mente.

Por exemplo, quando for tomar seu banho normal imagine que você está embaixo de uma cachoeira magnífica e que está extraindo de lá toda a energia revigorante de que precisa, e você sairá do seu banho revigorado!

Os banhos de ervas são excelentes porque promovem a sinergia com as plantas e a natureza, nos proporcionando equilíbrio e proteção.

6. Como as crianças reagem às energias positivas e negativas?

As crianças sentem as energias de forma bem mais forte que os adultos. Por elas estarem se descobrindo e descobrindo o mundo, estão mais abertas e receptivas a todo tipo de energia. Reagem bem às energias sutis (positivas) expressando alegria e paz interior.

Quanto às energias densas (negativas), elas podem reagir de diversas maneiras, depende da criança e do ambiente em que ela vive. As reações mais evidentes seriam febre, dor de cabeça, falta de apetite, cansaço, alergias (rinite, bronquite, asma), excesso de energia (tipo hiperatividade).

7. De que forma podemos cuidar das energias das nossas crianças?

Uma dica é aproveitar os momentos de lazer com a criança para sair um pouco da internet, procurar criar junto com elas, como pegar caixas de papelão para criar brinquedos, pintar com tinta lavável – elas precisam trabalhar a criatividade.

Além disso, para amenizar a situação que vivemos, sugiro que a família se organize para criar disciplina em casa e incluir a criança nas tarefas da casa, tipo arrumar sua própria cama, tirar seu prato da mesa, guardar suas roupas.

Assim, elas se sentirão capazes de contribuir. Horários predeterminados para acordar, comer e brincar com os pais e sozinha são fundamentais. E o mais importante é que seja dito para ela a verdadeira situação e o porquê de estar acontecendo isso tudo. Quando você explica para uma criança uma determinada situação, olhando diretamente em seus olhos, ela entende.

8. Para elas, existe algum cuidado simples, que pode ser feito em casa, que você recomenda para a manutenção da energia?

Os banhos de ervas são maravilhosos. Banho de camomila, erva-doce e erva-cidreira acalmam. Evite que assistam a programas que contenham violência e notícias ruins. Conversar com elas durante o sono, expressando muito amor, carinho, ternura, ajudam bastante. A criança precisa se sentir amada.

 

Fernanda D’Angelo é jornalista que atuou por 12 anos com revistas impressas dentro dos segmentos de arquitetura, decoração, design e lifestyle, e hoje produz conteúdo digital. É criadora do blog www.madreafina.com (@madreafina), espaço para falar das dores e das alegrias da mulher e da maternidade de forma acolhedora

 

0 Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *