Gente é pra brilhar
Você piscou e… já é carnaval. Dê o play na música 'Gente', de Caetano Veloso, e fique com ótimas dicas de como e onde montar a sua fantasia
24.01.2018 | Por: Taina Nogueira
O carnaval ainda não começou oficialmente, mas as ruas já estão tomadas por blocos e foliões que desfilam suas plumas, pedrarias, glitters, paetês e outros acessórios indispensáveis à mais reluzente temporada do ano. É só no carnaval que pegamos o metrô às sete da manhã cobertos de purpurina para ir dançar. É só no carnaval que, fora do Rio de Janeiro, as pessoas são vistas de sunga e biquíni na fila do mercado. É só nessa folia que a gente encontra a síndica do prédio toda trabalhada na meia arrastão, no paetê e no alalaô.
Mas como nem todo mundo está pronto para esse evento magnânimo, trazemos aqui algumas opções pra se montar. Lembrando sempre que (por ora) mais é mais! Vem carnavalizar a vida, coração!
DERCY
A Dercy é uma grife independente e autoral que traz bodies luxuosos, hotpants, capas, quimonos e muito paetê. A marca nasceu da paixão pelo carnaval das amigas mineiras Alice Correa, que trabalha com marketing de moda, e Débora Cruz, designer. “Lançamos a marca no ano passado, em grande parte contagiadas pelo frenesi do carnaval de rua de Belo Horizonte. Como boas folionas que somos, logo sentimos falta de roupas que traduzissem a exuberância da festa”, conta Alice. Outro destaque da Dercy é a modelagem sem gênero, que busca dar infinitas possibilidades de produção para ambos os sexos: shorts esportivos, maiô de lycra, camisa ampla, colete de recorte e camiseta tipo ciclista em tela com elastano. O nome da marca é uma homenagem à maravilhosa Dercy Gonçalves, símbolo de autenticidade.

O investimento: Os preços variam de R$ 178, uma camiseta de tela metalizada, R$ 228, hotpants, R$ 298, um body diva, e chegam a R$ 398, caso do quimono longo todo em paetês iridescentes.
Onde encontrar: As vendas são feitas pelo site da marca e por revendedores: no Rio, na OS/ON, em São Paulo, na Can-Can, e em Recife, na loja Juliana Beltrão (Rua Deputado Pedro Pires Ferreira, 20).
DIEGO CATTANI
Designer de acessórios, o sergipano Diego Cattani tem mais de 15 anos na área. Estudou Jewellery Design no Barbican Center, em Londres, e trabalhou com as maiores marcas e designers do eixo Rio/São Paulo. “Para essa coleção fiz peças must have do carnaval, uma delas é o Testeiro Peixão – o nome é em homenagem a um querido amigo carnavalesco – com haste dourada, uma pena de faisão real, plumas de avestruz e uma concha ou pedra central (pirita, cristal, pedra da lua)”, conta Diego. Nessa coleção super-sofisticada, Cattani também traz franjas com macramé de seda, pedras, cristais, pérolas, franjas de canutilhos, búzios, metal dourado, plumas de avestruz, rabo de galo, turmalinas, ametistas e outros materiais nobres.

O investimento: Os casquetes custam de R$ 275 a R$1.350. Chapéu Zé Carioca (palha aba reta): R$ 300. Cartolas: R$ 550. Testeiro de elástico a partir de R$ 190.
Onde encontrar: Pelo instagram @diegocattani e também no MECASpot especial carnaval. Aliás, está lá também a figurinista Lelê Barbieri com a sua coleção de maiôs carnavalescos (já falamos dela aqui). Rua Arthur de Azevedo, 499, Pinheiros, SP. Até dia 03/02.
CONSPIRAÇÃO LIBERTINA
A marca brasiliense nasceu em 2015 e traz nas suas tatuagens temporárias frases bem-humoradas como “Sai, hétero” ou o famoso “Não é não”. “A nova coleção tem um tom mais político, com frases motivadas pelo ano eleitoral e pelas tentativas do governo de revogar direitos conquistados: “Lute como uma garota”, “Revolução feminista” e “Saudades do meu ex – extado laico”. “Também redesenhamos os sucessos de vendas que nos acompanham desde 2015, como o ‘Meu corpo minhas regras’ e ‘Amor não tem gênero'”, contam as designers Luciana Lobato e Gabriela Alves. No total, são 32 opções de tatuagens, sendo 13 lançamentos.

O investimento: Os preços variam de R$ 3 a R$ 7 (uma tattoo). A cartela com várias vai de R$ 12 a R$ 30.
Onde encontrar: As vendas são feitas pelo site da marca, com entrega em todo o país.
POCH
A Poch nasceu quando a designer de moda Paloma Borges percebeu que muitas pessoas carregavam doleiras nos blocos de rua do Rio de Janeiro. Ficou achando que fantasias tão elaboradas mereciam algo mais estiloso. As pochetes logo vieram na cabeça – e que pochetes! “Pensei em modelos que complementassem os personagens do carnaval!”, conta. Junto com Thaissa Becho, também designer de moda, conseguiu tirar a ideia do papel. Depois de uma viagem a Londres em busca de referências e muita pesquisa de formatos e materiais, a POCH e sua coleção Coisas Que nasceram em 2015. “Estamos no início de nossa quinta coleção, com 19 modelos. Temos também POCH sai de férias, em que pegamos nossos modelos de Poch de maior sucesso e transformamos em acessórios (mochilas, bolsas, malas, carteiras e chaveiros) grandiosos para o verão”, diz Paloma.

O investimento: As pochetes custam em média R$160. A coleção POCH sai de férias vai de R$ 90 a R$ 450.
Onde encontrar: As vendas são feitas na loja física: Largo dos Leões, 81-C, Humaitá, Rio de Janeiro. E também pelo Facebook, com entrega em todo Brasil.
ESTAÇÃO CARNAVAL
Imagina um lugar onde você encontra tudo o que precisa para brilhar nos blocos. Assim é a Estação Carnaval, uma loja mineira criada por quatro marcas carnavalescas, cada uma responsável por um segmento: A Glitterista (glitters especiais e serviço de maquiagem de glitter), Benedita Acessórios (testeiras, brincos, colares etc.), D’Oya Agbê (agbês: um tipo de instrumento artesanal muito comum entre os blocos) e Viva Bossa (roupas), todas comandadas por jovens mulheres. “Já que é um negócio feito por mulheres, foi muito importante conseguir atender à demanda de incluir modelos e tamanhos que se adaptem a uma variedade de corpos que é tão típica do Brasil. É uma vontade nossa empoderar mulheres para que elas se sintam à vontade para brincar carnaval como quiserem, valorizando suas belezas de formas únicas”, diz Flávia Ruas, à frente da marca de roupas Viva Bossa junto com sua mãe, Myrian de Oliveira.

O Investimento: Acessórios de R$ 9 a R$ 200, roupas de R$ 32 a R$ 150, agbês de R$ 150 a R$ 250, glitters e produtos de maquiagem de R$ 10 a R$ 25.
Onde encontrar: loja Estação Carnaval: Av. Álvares Cabral, 369-B, Lourdes, Belo Horizonte, ou no Instagram @estacaocarnaval. E também online: Viva Bossa, Benedita Acessórios, A Glitterista e D’Oya Agbê.
FLOW ACESSÓRIOS
A marca carioca Flow Acessórios, da designer Laura Andrade, desenvolveu uma coleção especial de carnaval. Com uma pegada divertida e atemporal, os destaques são os maxibrincos feitos com cartas de baralho e franjas. Tem também de lantejoulas (claro), além de gargantilhas e pulseiras com pompom. “A coleção de carnaval deste ano foi inspirada no universo do circo. A gente queria fugir um pouco dos estereótipos desta época, por isso criamos peças que servem tanto para a folia quanto para o resto do ano”, conta Laura.

O investimento: Os preços variam de R$ 30 a R$ 50.
Onde encontrar: As vendas são feitas na loja física no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, ou pelo site da marca.
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