Horóscopo da lunação | Setembro: O diabo está nos detalhes

A astróloga-influencer Bruna Paludo – ou Madama Br000na, ou apenas Brona – estreia coluna mensal em que estuda a lua, que é ligada às emoções e aos arquétipos femininos

11.09.2018  |  Por: Brona

image
Horóscopo da lunação | Setembro: O diabo está nos detalhes

Ao longo de uma lunação que dura 29 dias, a lua percorre os 12 signos do zodíaco e ativa o desenvolvimento emocional de um eixo específico do nosso mapa natal. Lunação é o movimento que ocorre entre o sol e a lua. O início do ciclo ocorre na lua nova – quando sol e lua transitam no mesmo signo – seguido de expansão da fase crescente, passando para a fase cheia – em que a lua transita no signo oposto ao signo do sol, numa espécie de culminação de assuntos que surgiram na lua nova – e finalizando na fase minguante, um período de balanço, avaliação e limpeza. Ou seja, a lua nova funciona como um gatilho, ativando a área regida pelo signo em que está transitando. A lua crescente expande, a lua cheia conscientiza e a lua minguante finaliza.

Na visão moderna, a astrologia é uma linguagem que estuda símbolos que nos remetem a arquétipos que passam por nossa vida. A lua representa nossas emoções, nossas reações mais instintivas, nosso inconsciente, nosso passado, nossa origem e ancestralidade, nossa família, nosso DNA emocional, nossas necessidades e nossas carências. A lua também fala da nossa disposição de cuidar e de como cuidamos. Por isso, o estudo da lua é tão fundamental: precisamos entender o nosso mundo interior, nossas necessidades e nossos desejos mais profundos, trazendo para a luz questões um tanto nebulosas. Há várias maneiras de estudarmos nossa lua: psicoterapia, psicanálise, constelação familiar, tarô, análise astrológica, análise dos sonhos, meditações, entre tantas outras. Existem várias terapias, e só você vai poder dizer qual delas é a mais adequada para as suas questões. O importante é entrar em contato com as suas sombras e reconhecer a si mesma, retomando a narrativa da sua própria vida e assumindo a responsabilidade pela sua estabilidade emocional.

Este mês inauguro aqui na Hysteria o meu horóscopo da lunação. Atentas que essa é apenas uma leitura genérica, e serve mais para fazer perguntas do que para fornecer respostas. Você sabe mais da sua vida do que qualquer outra pessoa. Confie na sua voz. Se investigue. Vale a pena estudar o inconsciente pois quando nos conhecemos profundamente entendemos melhor o mundo exterior. Quando agimos de forma inconsciente entramos em tretas sem nem entender como ou por que, e muitas vezes projetamos nossas questões mais íntimas na figura de outras pessoas. Todas nós buscamos relacionamentos saudáveis e equilibrados, todas nós queremos reconhecer e entender a realidade. Para isso, é essencial reconhecermos nosso passado e nossas questões mais íntimas. Tudo está conectado. E quando estamos conscientes, acordadas e conectadas com as nossas ondas emocionais tudo na vida flui melhor: nossa análise da realidade, nosso trabalho, nossas relações, nossa saúde. Reprimir só intensifica. O melhor a fazer é encarar nossas sombras de frente, sem medo, acolhendo todas as partes que nos formam. Somos complexas, somos humanas.

Este horóscopo é feito a partir de perguntas que considero pertinentes em cada lunação, e seu texto é composto por interpretações de arcanos do tarô. Astrologia é uma coisa e tarô é outra. Mas na minha prática busco conectar essas duas linguagens a fim de fazer uma interpretação que siga tanto a minha técnica como a minha intuição. Você pode ler o horóscopo para o seu signo solar, para o seu ascendente e para a sua lua. Pode ler só para o signo solar ou só para a lua, enfim, a decisão é sua. Lembre que esse horóscopo é mais um guia de autoinvestigação do que para prever qualquer coisa, então não existe jeito certo ou errado de ser lido. Principalmente quando falo da lua, gosto de utilizar o tarô tendo em vista que esse oráculo trabalha com imagens arquetípicas do inconsciente, tema que está muito relacionado com as questões emocionais mais profundas.

Nos meus textos, sempre busco utilizar linguagem neutra, mas na impossibilidade prefiro usar pronomes femininos. Tudo no mundo já é muito masculinizado, e essa é a minha pequena contribuição para mudar essa hierarquia tão nociva. Isso não significa que esse horóscopo só sirva para mulheres. Afinal, o que é ser mulher? Tanto a astrologia como o tarô falam de coisas que fogem das concepcções inventadas de gênero, e todas nós, pessoas humanas, temos o masculino e o femino dentro de nós. Por questões culturais e políticas, o masculino domina o feminino, e isso precisa ser mudado. Precisamos de equilíbrio, precisamos trabalhar o ying e o yang simultaneamente, e está mais do que na hora de buscarmos uma vivência mais completa e mais integrada que seja mais verdadeira com a nossa alma. E a nossa alma está acima de qualquer classificação binária de gênero inventada por humanos. O.k.? O.k.

Domingo 09/09 a lua nova começou no signo de virgem, e isso significa que o eixo do nosso mapa regido pelos signos de virgem-peixes está agora em evidência até a próxima lua nova, lá em outubro. Falo em peixes porque este é o signo complementar-oposto de virgem, e tudo o que virgem toca está diretamente relacionado com peixes. No sistema de casas, podemos dizer que virgem se relaciona com a casa seis, a casa dos assuntos de rotina, dos pequenos detalhes, da saúde, do corpo e da materialização cotidiana dos nossos projetos de vida. No oposto da casa seis está a casa 12, uma casa costumeiramente relacionada com o signo de peixes, e que trata de assuntos subjetivos como espiritualidade, sonhos, intuição e isolamento. Assim, podemos dizer que a vida espiritual está profundamente relacionada com a nossa vida material, do dia a dia, e que as nossas pequenas ações, a relação que temos com o nosso corpo, está profundamente conectada com uma espiritualidade mais profunda. Estar viva é receber uma graça, é um presente, e a espiritualidade se manifesta na natureza, no corpo, na terra em que pisamos, no ar que respiramos. Nosso destino está inscrito no nosso corpo.

A nossa necessidade emocional de discernimento, aperfeiçoamento, organização, limpeza e cura pode bater mais forte nesse período, principalmente considerando os outros trânsitos astrológicos: sol e mercúrio em virgem, saturno, plutão e urano em signos de terra. Isso significa que o momento favorece planejamentos, atividades que exigem um trabalho mais detalhado, limpezas mentais, emocionais e corporais. É no dia a dia que construímos os nossos sonhos, o diabo mora nos detalhes. Viver não é sobre chegar lá, e sim sobre experienciar e aproveitar o processo. Por isso, paciência é mais do que necessária: é bem-vinda. Além disso, vênus se encontra na sombra e depois retrógrada, sem falar em marte, que já retomou o movimento direto mas continua na sombra até 10 de outubro. A retrogradação de vênus vai produzir efeitos até metade de dezembro desse ano – realmente não tá fácil pra ninguém. Parece que estamos passando por um período muito intenso de reavaliações e crises profundas. Como você vai absorver as energias do momento é criação e escolha sua: algumas pessoas estão encarando de maneira mais serena, enquanto outras estão sentindo tudo de uma forma mais intensa. Seja como for, o conselho geral, por vários meses, é paciência. Muita paciência e chá de camomila! Reavaliar é preciso, reavaliar inclusive os detalhes, as pequenas coisas, o rotineiro, o costumeiro e tudo aquilo que já se tornou um hábito quase automático. O diabo mora nos detalhes. Precisamos nos desprogramar e sair do automático, e isso exige tempo e paciência.

Uma observação: se você tem bichinhos domésticos em casa, fique de olho na saúde deles também. Virgem é um signo co-regido por Ceres e existem interpretações relacionando Ceres (e a casa seis) a animais domésticos e plantas. Por isso, este período pode ser favorável para cuidar das plantas e dar uma atenção especial aos nossos companheiros não humanos.

A seguir, o horoscopinho da lunação de virgem: essa leitura vale do dia 09/09, quando a lua nova ingressa no signo de virgem, até o dia 09/10, quando a lua nova ingressa no signo de libra. Dia 16/9 a lua entra na fase crescente no signo de sagitário, bom para expandir projetos e aproveitar que muitos planetas estão transitando em movimento direto para fazer e acontecer. Dia 24/09 a lua ingressa na fase cheia no signo de áries, um momento bom para conscientizarmos nossa necessidade de independência e potencializarmos nossa coragem para enfrentarmos os desafios da vida. E no dia 02/10, a lua ingressa na fase minguante no signo de câncer, energizando uma semana que favorece o recolhimento e a limpeza emocional.

 

Arianes:

Nessa lunação de virgem, arianes podem sentir a necessidade de aperfeiçoar suas iniciativas, sua autoconfiança e a coragem para se abrir para novos recomeços. Onde você empenha sua força? Para quem e por quê? Talvez esse aperfeiçoamento se materialize na necessidade de transformar algumas ideias automáticas e naturalizadas em ideias mais genuínas e originais. Espírito crítico está lhe chamando, e você precisa exercitá-lo. Não tenha medo de mudar de ideia! Não podemos ficar emperradas nos mesmos padrões mentais a vida inteira! O desafio dessa lunação está relacionado com a impulsividade: fique atenta para não entrar em furada de maneira precipitada. Pense antes de agir. Por isso, a dica do meu tarô aconselha você a ter muita paciência e ponderar algumas coisas antes de agir. Lembre que a cabeça, para funcionar direito, precisa estar fria. O coração pode até ferver, mas a cabeça precisa estar refrescada. Cabeça quente buga a vida e trava tudo. Por isso, não entre em discussões impertinentes e nem alimente tretas desnecessárias. Pense antes de falar, pense antes de agir, e talvez você consiga avaliar a realidade de maneira mais objetiva e menos emocionada.

Arcanos usados para compor esse jogo: o mago + oito de espadas; o louco + valete de espadas; a justiça + cinco de paus.

 

Taurines:

Nessa lunação de virgem, taurines podem aproveitar essas energias de terra (mercúrio em virgem, sol em virgem, saturno em capricórnio no movimento direto!) para se ligarem na realidade. Deixa a ficha cair, querida! Aceita a realidade que dói menos, pé no chão, olhos abertos, atenta! Touro já é um signo pragmático, nessa lunação de virgem então, estão sólidas. O desafio dessa lunação é que tanta terra assim pode sufocar, e talvez a criatividade possa ficar de canto, meio bloqueada. Pra ajudar, vênus no caminho da retrogradação faz com que pessoas de touro fiquem extra reflexivas. Só enxergar a realidade dura nos deixa desesperançadas. O ideal é equilibrar pra não pirar. Por isso, a dica do meu tarô aconselha você a revisar seu passado, se acolher, se voltar para as suas emoções e buscar estruturar a sua estabilidade emocional. Amadurecer é necessário, mas esse desenvolvimento pode acontecer de maneira fluida, sem perder o contato com a nossa criança interior. Não podemos nos esquecer de perceber a mágica que existe na vida.

Arcanos usados para compor esse jogo: o julgamento + rei de ouros; o pendurado + rainha de paus; o imperador + seis de copas.

 

Geminianes:

Nessa lunação de virgem, geminianes podem sentir a necessidade de aperfeiçoar um certo aprendizado que pode estar chegando a uma finalização. Tem algo muito importante que você precisa entender de vez, e parece que esse caminho de aprendizagem profunda já começou faz um tempo. No que você realmente acredita? O que é mais significativo na sua vida? Como você comunica a sua verdade? Essas são questões que você deve fazer a si mesma. O objetivo não é se julgar e sim se entender! O desafio desse período pode estar relacionado com novas oportunidades que estão surgindo. Parece que algo está na fase de plantio, algo precisa ser bem cultivado. Para tudo fluir da melhor maneira possível, a dica do meu tarô aconselha você a fazer limpezas: espirituais, mentais, emocionais e corporais. Aproveite esse momento para refinar seus métodos e hábitos de rotina. Todas essas energias de terra estão favorecendo sua busca pela autonomia e independência. Para se sentir ainda mais livre, você precisa desapegar de coisas que já não fazem mais sentido. Chorar pode ajudar a limpar o corpo e a aliviar as tensões. Chorar é força, chorar é desenvolver a nossa humanidade, e é por isso que eu insisto tanto nos benefícios das lágrimas. O importante é você encarar esse momento como uma oportunidade de renovação e esperança, sabendo que é possível cultivar uma nova vida com paciência e leveza.

Arcanos usados para compor esse jogo: o papa + dez de paus; o julgamento + ás de ouros; a estrela + nove de ouros.

 

Cancerianes:

Agora é um bom momento para exercitar a abertura emocional, mas de maneira organizada e consciente. Cancerianes são filhas da lua, e sentem mais de perto as oscilações dos ciclos lunares. No ciclo de virgem, a organização emocional é favorecida, especialmente a organização de limites. O desafio desse período pode se materializar numa certa rigidez mental em razão de certas certezas absolutas. Por isso, a missão é corrigir o ego e trabalhar a flexibilidade mental. Para tudo fluir da melhor maneira possível, a dica do meu tarô aconselha você a pedir ajuda e buscar algum tipo de orientação. Fazer terapia, pedir conselhos e se abrir para ouvir outros pontos de vista podem ajudar nesse processo de abertura feat organização. Além disso, fique atenta com uma possível rigidez e busque exercitar seu jogo de cintura. Coletivamente estamos passando por momentos de transformações profundas, e por isso esse período exige paciência e flexibilidade. Lembre-se que a lunação de virgem ativa o setor da nossa vida que exige desenvolvimento nos pequenos detalhes, na nossa rotina. Em outras palavras: rebola aí que você está precisando de paciência e discernimento, anja.

Arcanos usados para compor esse jogo: a roda da fortuna + nove de copas; o sol + quatro de espadas; o papa + dois de ouros.

 

Leonines:

Parece que as leonines estão otimistas, iniciando um novo ciclo solar, e aproveitando essa lunação de virgem para articular alguns planos bem bolados. Espertinhas, criativas, donas do pensamento original, que arraso. O desafio desse período pode estar ligado à necessidade de estruturar ou de amadurecer alguma mudança necessária, principalmente em situações ligadas a projetos importantes para você. A dica do meu tarô aconselha você a confiar mais em si mesma e liberar sua potência, sem se reprimir. Você tem leão forte no seu mapa e não é à toa. Está na hora de mais uma vez usar essa potência! Obviamente que com todas essas energias de terra plus vênus e marte na sombra, sua potência precisa estar estruturada e pronta para ser aplicada no mundo real. Então fica aqui a reflexão sobre como aplicar essas ideias novas e mais criativas nesse mundão louco. Bem business garota esse horóscopo, né não? Fique tranquila, bem relax, que o caminho vai se revelando com o andar dos passos.

Arcanos usados para compor esse jogo: o sol + sete de espadas; o imperador + oito de ouros; o julgamento + rei de paus.

 

Virginianes:

Lunação de virgem começa, um monte de planeta em signos de terra, ciclo solar novo entrando em ação: virginianes têm influências de sobra para estarem se sentindo refrescadas, renovadas, leves, apenas no início de um novo ano. Quem sabe aquele sonho da estabilidade emocional esteja se tornando uma realidade? O desafio que pode pegar nesse período talvez seja decidir e escolher um foco de ação. Tantas possibilidades novas, para onde ir? Só você pode saber! E aqui reside o desafio: como alcançar tudo isso se você ficar se criticando e se exigindo perfeição? A irritação e a pressa podem sobrecarregar o corpo. A dica do meu tarô aconselha você a planejar, colocar na balança, e não ter pressa. Ideias novas estão surgindo, você precisa experimentar e avaliar se faz sentido ou não. Não precisa ter pressa para tomar uma escolha definitiva. Faça seus planejamentos com a cabeça fria e o coração calmo, com paciência. Você tem tempo para testar a viabilidade dessas ideias novas, um novo ano astrológico está apenas no começo. Então ó, relaxa, meu bem, vai com calma.

Arcanos usados para compor esse jogo: o louco + quatro de copas; o carro + três de ouros; a justiça + ás de espadas.

 

Librianes:

Nessa lunação de virgem, librianes precisam aperfeiçoar a maneira com que lidam com as suas motivações. Qual é o peso da opinião do outro? Virgem é um signo que fala de discernimento, limites, organização. Quem é você e quem é o outro? Até onde outras pessoas têm poder de influenciar suas escolhas? Parece que nesse momento muita coisa está na balança, e talvez esse possa ser um bom período para exercitar o equilíbrio e estipular limites mais nítidos. O desafio dessa lunação está relacionado com a necessidade de renovar suas rotinas e métodos de trabalho. Como a gente faz pra coisa ir pra frente, pra desenvolver nossas ideias? A dica do meu tarô aconselha você a tomar seu tempo de librianja e fazer suas escolhas com muita ponderação. Mas ó, cuidado para não travar! Tem coisas que você precisa se agilizar. Não tenha medo de colocar suas habilidades à prova, você dá conta!

Arcanos usados para compor esse jogo: a justiça + seis de paus; a estrela + rei de ouros; os namorados + sete de paus.

 

Escorpianes:

A lunação de virgem está aí ativando a nossa necessidade de discernimento e materialização. Para as escorpianes, esse signo tão úmido, o discernimento surge de dentro para fora: é preciso começar pelo conhecimento de si mesma, para só depois entender o que acontece lá fora. Considerando o eixo virgem-peixes, esse pode ser um momento favorável para você avaliar seus apaixonamentos, suas motivações e confrontar algumas ilusões. O desafio desse período pode ser acessar sua criatividade e encontrar uma saída viável para todas essas pequenas exigências e pressões da realidade do dia a dia. A dica do meu tarô aconselha você a resolver algumas pontas soltas e mal entendidos de maneira racional, com a cabeça fria. Talvez alguma coisa esteja chegando a algum tipo de conclusão, e esse pode ser um bom momento para planejar os próximos passos.

Arcanos usados para compor esse jogo: a sacerdotisa + cavaleiro de copas; o julgamento + valete de paus; o mundo + nove de espadas.

 

Sagitarianes:

Lunação de virgem se iniciando, vários planetas em signos de terra, parece que esse é um bom momento para trabalhar e colocar algumas ideias à prova. Para as sagitarianes, esse pode ser um período favorável para ativar as habilidades e aperfeiçoar as iniciativas. Marte já retomou o movimento direto, mas ainda está na sombra, assim como vênus: o período de reavaliação continua! O desafio desse período é facilitar as mudanças, principalmente no que se refere às ideias. Algumas coisas precisam ser reavaliadas, e este pode ser um bom momento para se abrir e testar novos caminhos mentais. Eu sei que sagitarianes são cheias de certezas, mas se abrir para ideias diferentes faz bem para a pele, para o corpo e para o coração. Pra tudo fluir bem, a dica do meu tarô aconselha você a finalizar algumas pontas soltas e ir com calma. Pondere antes de agir no impulso e entenda que esse é um bom momento para acertar aquelas pequenas coisinhas que precisam ser resolvidas. Este ciclo lunar está favorável para preparar o solo e plantar umas boas sementes.

Arcanos usados para compor esse jogo: o mago + sete de paus; a roda da fortuna + dez de espadas; o diabo + oito de paus.

 

Capricornianes:

Capricornianes podem aproveitar essa lunação que agora se inicia para aperfeiçoar as ideias. Virgem é um signo altamente inteligente, e essa lua nova nos estimula a estudar, de maneira racional, o que precisamos fazer e planejar com mais cuidado nossa rotina. Por isso, essa lunação pode ativar a agilidade mental. Bem power. O desafio desse período é manter a paciência. Pensar demais dá ruim. Marte e Vênus estão na sombra, logo mais vênus retrograda, e pode existir uma certa irritabilidade tretosa no ar. Pra tudo fluir bem, a dica do meu tarô aconselha você a se liberar de algumas pressões. Parece que algumas fichas vão cair, e o melhor que você pode fazer é estar atenta aos sinais. Correr, praticar exercícios e buscar alguma atividade que alivie a tensão é muito recomendado. Com o corpo soltinho a vida fluir melhor.

Arcanos usados para compor esse jogo: a roda da fortuna + cavaleiro de espadas; o eremita + às de paus; o julgamento + cavaleiro de paus.

 

Aquarianes:

A lunação de virgem vai ser boa para aquarianes terem boas ideias. Coletivamente estamos passando por um momento muito revelador, e a cabeça pode estar às voltas com mil abas abertas. Este ciclo lunar pode ser aproveitado para promover novas ideias e novos planos. O desafio do período é estruturar as emoções e lidar com o todo o potencial energético vibrando coletivamente. Para lidar com o momento da melhor forma possível, a dica do meu tarô aconselha você a passar por um processo de limpeza e renovação. Chega de melancolia, chega de tristeza. Se sentir necessidade, chore. Chorar ajuda nesse processo de limpeza. O momento é de fato muito intenso, e isso afeta nossas emoções de maneira muito direta. A lua em virgem é uma lua de cura, de autocuidado e de transmutação, é uma lua altamente alquímica. Aproveite esse momento para se limpar de tudo o que pesou nos últimos meses, para se renovar. Esse período também é favorável para resolver tretas e buscas reconciliações. Só amor pras aquária!!

Arcanos usados para compor esse jogo: o julgamento + cavaleiro de espadas; o imperador + ás de copas; a estrela + cinco de copas.

 

Piscianes:

A lunação de virgem é uma boa oportunidade para as piscianes estruturarem alguns planos necessários. Muitos planetas estão em signos de terra, e a lunação de virgem aponta inclusive para uma necessidade emocional de se estruturar a partir de todas as mudanças que aconteceram nos últimos dois meses, lá quando marte iniciou sua retrogradação. O desafio desse período é se manter atenta com a impulsividade. As energias desse momento podem ser melhor aproveitadas com planejamento e ponderação. Para tudo fluir bem, a dica do meu tarô aconselha você a se limpar do pesar de um passado que já mudou, e assim renovar as energias. O momento está muito propício para uma cura, e a cura desse mês se relaciona com o corpo, com a materialização e com as pequenas conquistas do cotidiano. Um dia após o outro, em busca de uma vida com mais liberdade e autonomia. Você pode se reconciliar com as suas energias de terra e com a suas potências de concretização, aproveite.

Arcanos usados para compor esse jogo: o imperador + sete de espadas; o louco + nove de espadas; a estrela + nove de ouros.

1 Comentários

Comentar

Uma resposta para “Horóscopo da lunação | Setembro: O diabo está nos detalhes”

  1. Nathalia Guimarães disse:

    Gente a arte está linda e madama broona ta simplesmente maravilhosa como sempre. Muito amor pra todx!

Deixe uma resposta