Hysteria das Galáxias especial | aborto

Edição temática da nossa newsletter traz textos, documentários e mapas interativos

14.11.2017  |  Por: Maria Clara Villas

image
Hysteria das Galáxias especial | aborto

Foto: Zô Guimarães

Está precisando de argumentos para defender a descriminalização do aborto? Tem dúvidas ou quer entender a legislação de outros países? Maria Clara Villas separou links para uma edição extraordinária da nossa newsletter com o propósito específico de reforçar nosso discurso.

 

A BBC News Brasil conta como como a pressão das mulheres abriu caminho para a legalização do aborto na Argentina.

A Think Olga fez um texto com tudo o que você precisa saber sobre aborto. Por exemplo: Qual é a diferença entre embrião e feto? O aborto é um procedimento seguro? Bem prático e instrutivo. (Think Olga)

O documentário Vessel conta a história de um grupo ativista cuja estratégia consiste em atracar um barco próximo a países que proíbem o aborto e oferecer o procedimento em águas internacionais. Neste TEDxAmazônia a diretora Diana Whitten conta essa história. (TEDxAmazônia)

Esse mapa mundial do aborto é constantemente atualizado. Com cores e siglas simples, deixa até que se coloque países lado a lado para melhor visualização das diferenças. (World Abortion Laws)

O aborto legal no Brasil sempre foi um problema: quase 70% das mulheres que engravidaram em decorrência de um estupro não tiveram acesso ao serviço na rede pública de saúde. Essa premiada reportagem da Agência Pública expõe a realidade brasileira. (Pública)

“A perseguição ao aborto é uma guerra contra as mulheres”, diz a narradora do documentário da Vice que entra nas clínicas e entrevista especialistas. (vice)

Djamila Ribeiro replica o manifesto do Coletivo Juntas, que explica a ação da antropóloga Débora Diniz no Supremo Tribunal Federal para que o Brasil amplie sua legislação relativa ao aborto. O projeto está parado no STF. (Carta Capital)

Trapped é um documentário americano sobre as leis que começaram a pipocar nos Estados Unidos para dificultar que as mulheres tenham acesso ao aborto. Vale também ler a entrevista da diretora Dawn Porter com a senadora Ilse Hogue, que luta pela manutenção dos direitos da mulher. (Lenny Letter)

O Nexo tem dois textos muito bons: uma entrevista com a professora da Universidade de Brasília Silvia Badim sobre o cerco ao aborto legal no Legislativo, e um ensaio de Manoela Miklos sobre a dificuldade de se discutir o assunto de forma democrática no Brasil. (Nexo)

Margaret Wurth, pesquisadora da Divisão de Direitos da Criança da Human Rights Watch, escreve sobre o que viu no Brasil com relação ao aborto. #AgoraÉQueSãoElas

#ShoutYourAbortion é uma plataforma e um movimento. Sob o lema “O aborto é normal. Nossa história deve ser contada”, traz textos de centenas de mulheres e também vídeos com falas bacanas nos eventos presenciais que promovem. (#Shoutyourabortion)

O gráfico é de 2014 e alguns cenários podem ter mudado, mas experimente pesquisar leis relativas ao assunto em qualquer país do mundo. Dá pra ver a diferença entre eles e saber quais países não permitem aborto sob nenhuma circunstância. (The Guardian)

Lista com 7 documentários sobre aborto que você pode encontrar no Vimeo, Netflix, iTunes, YouTube ou Amazon. (Urge)

Detalhes sobre o documentário Abortion: Stories Women Tell  (HBO)

0 Comentários

Comentar

Deixe uma resposta