Hysteria na Flip: suba neste palco!

Nossa programação especial em Paraty tem workshop de escrita para podcasts, mesa com Maria Ribeiro, Gregorio Duvivier e Xico Sá, e show de Tiê, Xênia França e Josyara. Confira também nossas apostas para a festa

10.07.2019  |  Por: Equipe Hysteria

image
Hysteria na Flip: suba neste palco!

Começa nesta quarta-feira a 17a Festa Literária Internacional de Paraty – aqueles cinco dias de intensa troca e fervo, quando o mundo parece bem melhor do que é de verdade. E é claro que Hysteria estará presente, com um palco montado no pátio da Capelinha, a poucos metros da Praça da Matriz, no centro histórico. Nossa programação está concentrada no sábado, dia 13 de julho, reunindo o que há de vanguarda no maravilhoso mundo da literatura, uma mesa sobre Euclides da Cunha (o autor homenageado) e além e, no fim, um show inédito com três mulheres superpoderosas. Tudo 0800, é só chegar.

A festa começa às 18h, com o workshop Ouça Esta História, que vai abordar sobretudo a escrita para podcasts. Quem conduz o papo é Mariana Rolier, editora de livros e publishing manager da Storytel, serviço sueco de streaming de áudio que desembarca no Brasil ainda neste segundo semestre e promete balançar este mercado em franca ebulição. Basta dizer que uma pesquisa recente da CBN atestou que a audiência de podcasts cresceu 330% no Brasil em 2018. “Este é um formato em que a gente aposta desde o início da Hysteria e que está estourando por aqui agora, materializando-se como uma alternativa promissora para escritores, já que a busca por storytelling dentro desse formato é gigante”, conta Isabel De Luca, nossa diretora editorial.

Vale um parêntesis: Hysteria cria, produz e/ou distribui diversos podcasts assinados por mulheres, como Mamilos, É Noia Minha, Conexão Feminista, Baseado em Fatos Surreais, As Mathildas, Prato Frio, Grampos Vazados, Rascunhos Esquecidos de Uma Caixa Sem Saída e o recém-estreado Esquizofrenoias. Isso sem falar em outros que estamos desenvolvendo. Aguarde!

De volta a Paraty, teremos ainda o repeteco da parceria com três dos nossos humanos preferidos no planeta: Maria Ribeiro, Gregorio Duvivier e Xico Sá, que compartilham com o público o amor pela literatura com o objetivo de conquistar novos leitores no projeto Você É O Que Lê, e vão conversar a partir das 19h30. A primeira união de forças entre o projeto e a Hysteria na Flip foi em 2018, quando tivemos uma casa inteira dedicada a Hilda Hilst e produzimos o evento do Você É O Que Lê no mesmo local que ocuparemos juntos desta vez.

Acabou? Claro que não, porque sem música não tem festa, não é mesmo? Para fechar a noite, a partir das 22h, apresentamos um show inédito com as cantoras Tiê, Xênia França e Josyara. Mana Mana é um preview de uma série audiovisual que estamos desenvolvendo junto com a produtora musical Roberta Youssef. No palco, as cantoras interpretarão músicas umas das outras, numa surpreendente rede de afetos musicais.

Separe o cachecol e o sapato baixo e fique ligada no nosso Stories, onde estaremos cobrindo a Flip e dividiremos os highlights do que estamos acompanhando. Aliás, abaixo fizemos uma listinha do que não dá pra perder este ano.

 

QUINTA

12:30 > Tomar Corpo. Mesa sobre experiência de ser mulher na escrita e como isso se relaciona com o corpo e seus ciclos. Casa da Porta Amarela (Rua da Cadeia, entre a Rua do Comércio e a Domingos Gonçalves de Abreu).

15h > Como os Metadados Podem Ajudar na Prática a Encontrar o Livro Certo para a Pessoa Certa? Casa Publishnews (Rua Dr. Pereira 396).

16:45 > Moda, Sustentabilidade e Sociedade. Mesa com Fabiola Trinca, Bia Salomão e Marcella Klimuk.  Casa Philos.

17h > Bom Conselho. Mesa com Kristen Roupenian, do conto-hit Cat Person, e Sheila Heti, de Maternidade. Tenda dos Autores.

19h > Serra Grande. Mesa com Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa radicada no Brasil desde os anos 50 e dona de um sólido trabalho de investigação da alma brasileira, sobretudo em temas como sertanejos e índios. Tenda dos Autores.

 

SEXTA

9h > Vozes de Mulheres Negras. Oficina de escrita autobiográfica em que serão lidos trechos de obras de mulheres negras produzidas entre o século 18 e o início do século 21. Casa Insubmissa das Mulheres Negras (Cembra – R. Marechal Deodoro, s/n).

9:15 > A Literatura Escrita por Mulheres Não é Assim Tão Simples. Mesa com Gabriela Soutello, Debora Calmon e Jarid Arraes. Casa Philos.

12h > Angico. Mesa com a israelense Ayelet Gundar-Goshen, roteirista premiada que recebeu aclamação internacional com seu romance de estreia, Uma Noite, Markovitch, e Ayobami Adebayo, nigeriana que foi aluna de Chimamanda Ngozi Adichie e Margaret Atwood, autora de Fique Comigo. Tenda dos Autores.

13h > Trocando em Miúdos. José Miguel Wisnik fala sobre a obra de Chico Buarque. Casa Paratodxs, que reúne pequenas editoras e este ano fará uma homenagem ao nosso homem no Prêmio Camões, com mesas que levam os nomes de suas canções.

18h > Livro ao Vivo na Praça. A roteirista Maria Camargo, o ator Enrique Diaz e a atriz e diretora Barbara Paz falam sobre a arte de perder. Os três transformaram lutos pessoais em arte: Maria vai mostrar trechos do documentário que fez sobre o pai, o artista Sérgio Camargo; Barbara vai exibir cenas do filme que fez em memória do marido, Hector Babenco; e Enrique vai ler trechos do livro que está escrevendo sobre a perda do pai. Mais informações na Casa Livro ao Vivo (Rua da Praia 59).

18h > A Voz que me Resta. Mesa sobre dramaturgia negra, com Grace Passô, Dione Carlos e Julio Ludemir. Casa Paratodxs, que reúne pequenas editoras e este ano fará uma homenagem a Chico Buarque, com mesas que levam os nomes de suas canções.

19h > Mata da Corda. Mesa com a artista interdisciplinar portuguesa Grada Kilomba, autora de Memórias da Plantação. Tenda dos Autores.

22h > Slam no Auditório da Praça.  Uma competição de poesia falada com poetas internacionais como Edyoung Lennon (Cabo Verde), Raquel Lima (Portugal), Porsha Olayiwola (EUA), Joelle Taylor (Inglaterra) e Salva Soler (Espanha).

SÁBADO

10:30 > Tirando a Bola de Cristal da Gaveta: Para Onde Vai o Mercado Editorial? Um mapa astral da indústria de livros no Brasil com especialistas em vidência: Diego de Oxóssi, Camila Cabete e apresentação de José Barrichello. Casa Publishnews (Rua Dr. Pereira 396).

16:30 >  Tubes e Casters in Concert. Resenha ou crítica? Cobrar ou não? Trabalho ou diversão? Mesa com a blogueira Michelle Henriques, o podaster Thiago e a youtuber Taty Leite. Casa da Porta Amarela (Rua da Cadeia, entre a Rua do Comércio e a Domingos Gonçalves de Abreu).

17h >Vila Nova da Rainha. Mesa com Carmen Maria Machado, americana que mistura terror, ficção científica e fantasia para abordar violências contra os corpos, autora de O Corpo Dela e Outras Farras, e a escritora, cordelista e poeta brasileira Jarid Arraes. Tenda dos Autores.

17h > Coragem X Vulnerabilidade. Elena Crescia, curadora do TEDxSãoPaulo, dá dicas para falar em público a partir do o tema levantado pela pesquisadora americana Casandra Brené Brown, autora de best-sellers como  A Coragem de Ser Imperfeito.  Casa Livro ao Vivo (Rua da Praia 59).

18h > Oficina de Escrita para Podcasts. Mariana Rolier, editora de livros e publishing manager da Storytel, empresa sueca de streaming de áudio que chega ao Brasil em setembro, dá dicas preciosas para autores que querem se aventurar no formato. Palco Hysteria, pátio da Capelinha.

19:30 > Você É O Que Lê. Maria Ribeiro, Gregorio Duvivier e Xico Sá falam de Euclides da Cunha e além. Palco Hysteria, pátio da Capelinha.

22h > Show Mana Mana. Tiê, Xênia França e Josyara cantam músicas umas das outras, numa surpreendente rede de afetos musicais. Palco Hysteria, pátio da Capelinha.

DOMINGO

14h > Cine Philos no Cinema da Praça. Mostra de cinema etnográfico.

0 Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *