Mulher no Cinema | Sete mulheres que já fizeram história no Oscar 2018

Da primeira diretora de fotografia a disputar o prêmio à pessoa mais velha a receber uma indicação em qualquer categoria, cerimônia traz recordes e quebras de tabus históricos

25.01.2018  |  Por: Luísa Pécora

image
Mulher no Cinema | Sete mulheres que já fizeram história no Oscar 2018

A diretora e roteirista de 'Mudbound', Dee Ree, primeira mulher negra a disputar o troféu de roteiro adaptado, e a atriz Mary J. Blige, primeira artista a ser indicada, no mesmo ano, nas categorias de atuação e canção original

A cerimônia do Oscar só ocorre em 4 de março, mas algumas mulheres já podem dizer que fizeram história na premiação. As indicações à edição deste ano, anunciadas na terça-feira 23 de janeiro, incluem recordes e quebras de tabus históricos – alguns tão antigos quanto o próprio prêmio da Academia. Confira:

+ Rachel Morrison é a primeira mulher a concorrer na categoria de direção de fotografia em toda a história do Oscar. Ela disputa o prêmio pelo trabalho em Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi.

+ Dee Rees, diretora e roteirista de Mudbound, é a primeira mulher negra a disputar o Oscar de roteiro adaptado. Ela divide a indicação com Virgil Williams pela adaptação do romance escrito por Hillary Jordan.

+ Greta Gerwig é a quinta mulher a ser indicada ao Oscar de direção, mas a primeira a concorrer na categoria por seu longa-metragem de estreia como diretora solo. Antes do sucesso Lady Bird: A Hora de Voar, Gerwig já tinha dirigido Nights and Weekends (2008), mas em parceria com Joe Swanberg.

+ Mary J. Blige é a primeira artista a ser indicada, no mesmo ano, nas categorias de atuação e canção original. Além de concorrer a melhor atriz coadjuvante por Mudbound, ela é coautora da música tema, Mighty River. E tem mais: Mary J. Blige também é a primeira artista a ser indicada em um prêmio de atuação por um filme dirigido por uma mulher negra.

+ Agnès Varda é a pessoa mais velha a receber uma indicação em qualquer categoria do Oscar. Aos 89 anos, ela disputa o prêmio pela primeira vez com Visages, Villages, que concorre a melhor documentário e é codirigido por JR. Varda é apenas oito dias mais velha do que James Ivory, indicado a roteiro adaptado por Me Chame pelo seu Nome.

+ Octavia Spencer igualou o recorde de Viola Davis como a atriz negra que mais vezes concorreu ao Oscar. A indicação a atriz coadjuvante por A Forma da Água é a sua terceira, após Estrelas Além do Tempo (2016) e Histórias Cruzadas (2011), que lhe deu a estatueta. Ela também é a primeira atriz negra a receber duas indicações consecutivas após uma vitória.

+ Meryl Streep ampliou seu próprio recorde e continua sendo a campeã de indicações tanto entre as atrizes quanto entre os atores. Concorrendo por The Post: A Guerra Secreta, ela disputará o Oscar pela 21ª vez.

Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do site Mulher no Cinema. O texto original pode ser lido aqui

 

0 Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *