A primeira girl band do mundo
A Ace of Cups, que abriu para Jimi Hendrix no Verão do Amor em São Francisco, finalmente grava seu primeiro álbum depois de 50 anos longe dos palcos
30.11.2017 | Por: Taina Nogueira
Fotos: Divulgação
O Verão do Amor (ou Summer of Love) foi um movimento de contracultura que teve seu apogeu em 1967, nos Estados Unidos, e deu vida a um fervo cultural sem precedentes. O epicentro daquela agitação – que contou com músicos, intelectuais, artistas e onde foi criado o famoso lema “faça amor, não faça guerra” – aconteceu no distrito de Haight-Ashbury, em São Francisco, Califórnia. Não por acaso foi ali que surgiu a Ace of Cups, primeira banda de rock só de garotas.
Uma semana após o lendário festival Monterey Pop, no qual Jimi Hendrix incendiou sua guitarra, o músico voltou aos palcos para um show no Golden State Park. Com o lugar lotado, minutos antes de Hendrix se apresentar, quem incendiou o público foi o baixo de Mary Gannon, os teclados de Marla Hunt, a bateria de Diane Vitalic e as guitarras e a vozes de Mary Ellen Simpson e Denise Kaufman, que também arrepiava com solos de gaita. Quando chegou sua vez, Hendrix não teve dúvidas: se declarou fã da banda das meninas. Elas tinham tudo para explodir.
As Ace of Cups escreviam canções sobre suas vidas no final dos anos 60. E foi exatamente por serem mulheres numa época em que isso se resumia a ser mãe e dona de casa que a banda acabou antes que decolasse definitivamente. “Tentamos fazer malabarismos por muitos anos, mas não havia apoio para fazermos tudo aquilo”, disse Denise em entrevista ao Marin Independent Journal. Sem gravar disco e sem nenhum tipo de patrocínio, apesar de terem Jimi Hendrix como fã, as integrantes da banda foram obrigadas a decretar seu fim. Voltaram pra casa para cumprir o papel que a sociedade lhes deu.
Foi só em 2003, quando uma compilação com gravações feitas em ensaios foi lançada, que o público conseguiu escutar a banda novamente. It’s bad for you, but buy it! está no Spotify.

Passados 50 anos do verão que tentou mudar o mundo com amor, quatro das meninas da Ace of Cups, agora todas avós, se reuniram para gravar seu primeiro álbum, ainda sem nome e que trará (em meados de 2018) músicas antigas e novas. Justiça musical sendo feita.
Trechos das gravações e um pouco da história da banda estão no simpático minidoc The Ace of Cups, the Height’s (Almost) Forgotten All-Girl Band. Vale o clique.
0 Comentários