Vamos fazer um (micro)filme?

Hysteria e Cabíria Festival - Mulheres & Audiovisual promovem a Mostra Imaginários Possíveis, com produções de realizadoras amadoras ou profissionais que tenham entre 30 segundos e três minutos de duração. Inscreva-se já!!

30.09.2020  |  Por: Equipe Hysteria

image
Vamos fazer um (micro)filme?
O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual e a Hysteria se uniram para lançar a mostra Imaginários Possíveis, uma das ações da segunda edição do festival, que ocorre em ambiente online entre 18 e 29 de novembro em razão da pandemia de Covid-19. Destinado à participação de mulheres e pessoas trans, não binárias e agêneros, realizadoras amadores ou profissionais, a mostra exibirá microfilmes com duração mínima de 30 segundos e máxima de três minutos. Serão selecionados até 30 títulos a serem disponibilizados nos canais digitais da Hysteria e do festival. Interessadxs podem se inscrever, gratuitamente, entre os dias 8 e 12 de outubro. O regulamento e a ficha de inscrição estão no link https://linktr.ee/cabiria.
O requisito principal para participar é a criatividade. O objetivo da mostra é provocar formas de invenção para além da viabilidade no modelo imposto e incentivar realizadoras a criarem relatos audiovisuais, que podem ser produzidos com smartphones ou câmeras profissionais, sobre os imaginários possíveis de habitar, criar, conviver, ser, ser livre, viver, sonhar, inventar, romper ciclos de violência e o que mais possa servir de inspiração dentro do tema proposto.
Para a comissão de curadoria do festival, composta por Graciela Guarani, Julia Katherine, Thamires Vieira, Vanessa Fort e Yolanda Barroso, “O Cabíria Festival é um espaço de debate, reflexão e criação em busca da transformação de processos e da construção de um lugar para a pluriversalidade. Desejamos com essa mostra reforçar a vontade de estarmos juntes, compartilhando a diversidade de modos de fazer e expressar imaginários possíveis. Entendemos que cinema, arte, vida e política têm uma intimidade profunda com a ruptura urgente dos processos de produção, dos espaços de escuta, dos direitos econômicos. E fazer cinema sendo mulher e pessoa de identidade de gênero diversa, é, em si, parte seminal dessa ruptura.”
“A Hysteria tem orgulho de abrir sua janela e sua plataforma para compartilhar o trabalho e o talento de realizadoras novas e experientes na mostra Imaginários Possíveis. Junto do Cabíria e das criadoras que embarcarão nessa jornada, podemos amplificar nossas vozes e descobrir modos de se fazer e expressar esses novos imaginários possíveis”, diz a head da Hysteria, Isabel De Luca.
O Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual, cuja programação será toda gratuita, é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 incentiva a valorização de roteiristas mulheres e protagonistas inspiradoras. Criado para somar ao debate e promover ações em prol da igualdade de gênero e diversidade na cadeia produtiva do audiovisual, em consonância com diversas iniciativas ao redor do mundo, sua primeira edição foi realizada em 2019, no Rio de Janeiro, com financiamento coletivo, parcerias e voluntariado. A edição resultou em cinco dias de atividades gratuitas, com uma rede de 70 cineastas, 35 filmes, seminário com painéis, oficinas e masterclasses envolvendo 16 instituições/empresas do setor.
A linha curatorial do festival se orienta pela ampliação da representatividade em termos de gênero, raça, cor, sexualidade e território, do ponto de vista do conjunto de obras e atividades, e da sua audiência, no intuito de estimular imaginários possíveis. Ao público será oferecida uma ampla programação de obras de cineastas mulheres com sessões de longas e curtas-metragens, debates com as realizadoras, além de painéis, oficinas e masterclasses diversas, voltados para estimular a rede de cineastas mulheres, enriquecer a formação profissional das participantes e provocar reflexões.

0 Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *