Mamilos

Adoção – como nasce o amor?

28.06.2021  |  Por: Cris Bartis Juliana Wallauer

Adoção – como nasce o amor? Adoção – como nasce o amor?

Acompanhe os Episódios

Mamilos, um dos podcasts mais amados do Brasil, está entre nós! Trending topics, polêmicas e assuntos-tabus são o território em que Cris Bartis e Juliana Wallauer recebem convidados semanalmente para um debate saudável e sem frescura.

Todo filho é adotivo, independente da via de nascimento. Adotar é escolher estabelecer laços eternos de afetos com uma pessoa. Existem pais que nunca se vinculam aos filhos. Esses geraram, mas não adotaram. E existem pais, que mesmo não gerando, adotam seus filhos.
É sobre esses que vamos falar hoje. Vamos nos debruçar na construção dos vínculos de famílias formadas a partir do processo de adoção. Neste processo, as únicas coisas que se exigem dos adotantes são: que sejam maiores de 18 anos, que tenham uma diferença de pelo menos 16 anos do adotado, e que tenham o desejo de formar uma família e se dispor a cuidar e amar a criança ou adolescente. Só isso. Simples assim. Não importa seu estado civil, sua renda, sua carreira, seu trabalho. Não importa se você é casado, se é solteiro – nem se você é hetero ou homoafetivo.

Mas é claro, que fora da letra da lei, toda história tem camadas, angústias, emoções, frustrações, sonhos e vitórias. Por isso, no mês de orgulho LGBTQIA+ vamos mergulhar na história de constituição de três famílias, com seus temperos únicos mas que soam tão próximos pra gente, porque têm som, gosto e cheiro de casa. E de colo.

Quem nos ajuda a explorar essas histórias é a doula de parto – e de adoção! – Mari Muradas e o psicólogo Wadson Alonso. E pra entender como acontece o processo de adoção legal no Brasil convidamos a doutora Dora Martins, juíza aposentada da Vara de Infância e Juventude de São Paulo.

Pega na nossa mão e mergulha com a gente nessa jornada!

0 Comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *